sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROTESTO EM DEFESA DO RIO REUNIU MAIS DE 150 MIL PESSOAS


Superando expectativa de cem mil,  no ato  mais de cento e cinqüenta mil manifestantes estiveram presentes,  ‘Contra a Injustiça — em Defesa do Rio’, segundo informações da Polícia Militar. O encontro aconteceu às 15h na Candelária onde localizavam-se concentrados e seguiu rumo caminhada até a Cinelândia. Além dos cidadãos, estavam presentes os 92 prefeitos do Estado, artistas, empresários, políticos e sindicalistas.
Em discurso na Câmara Legislativa do Rio, o governador Sérgio Cabral falou sobre o vazamento de petróleo no mar da Bacia de Campos e das razões do preceito constitucional da indenização dos royalties.
"Esse vazamento não vai chegar ao Amazonas. Isso é no litoral do Rio de Janeiro. Essa indenização não se dá só num momento grave como o momento do Golfo do México. Se dá no dia a dia das operações", explicou o governador.

O governador ainda afirmou ter certeza de que a presidente Dilma Rousseff vai vetar a lei de redistribuição dos royalties do petróleo.
"Tenho certeza que Dilma vai vetar (a nova lei). Ela é democrata", disse, lembrando que, durante a campanha presidencial, Dilma assumiu um compromisso, durante comício no Espírito Santo, junto ao então governador Paulo Hartung, de que iria respeitar o acordo já firmado de que um novo marco regulatório só pode legislar sobre o pré-sal a ser licitado.
"E ela, mais do que ninguém, sabe que a legislação sobre recursos já licitados é uma violação de direitos", afirmou. "Tenho certeza que ela vai vetar. Claro que se ela não vetar, será uma grande decepção e nós iremos ao STF. Mas ela vai vetar".

Compareceram ao evento celebridades e ídolos do esporte como o estilista Carlos Tufvesson, Carolina Dieckman, Marcos Frota, Lucinha Araújo, Maria Paula, Ivo Meirelles, Carlos Alberto Parreira, Diego Hypolito, entre outros. 
"O que o Rio não quer é que cometam injustiça, que invadam receitas já assumidas que tenham a ver com segurança pública, saúde, educação e pagamento de aposentadorias", disse.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também comparece à Candelária em defesa dos direitos do Rio de Janeiro. Presente à passeata, o presidente da OAB, Wadih Damous, ressaltou a vocação libertária do Rio.
 "O Rio é o estado mais libertário do Brasil. Aqui aconteceram todas as principais lutas do povo brasileiro contra a ditadura militar, por eleições diretas, pelo impeachment de um presidente. Estamos no principal cenário da democracia brasileira. Cabe ao Rio de Janeiro a defesa do interesse do seu povo, e à sua população organizar um ato tão grandioso como este. Isso só confirma a vocação libertária do Rio. Por isso, os advogados estão aqui e a OAB também", afirmou.



Fonte:Jornal do Brasil/O DiaOnline
Fotos:O DiaOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário