domingo, 19 de junho de 2011

PARTICIPAÇÃO INÉDITA DE DEFENSORES PÚBLICOS DURANTE OCUPAÇÃO NO MORRO DA MANGUEIRA





No amanhecer deste domingo o Morro da Mangueira foi ocupado por forças policiais para o início da instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança e começou às 6 horas.

Participaram as Polícias Militar, Civil, Fuzileiros navais e agentes da inteligência da Polícia Federal num total de 750 homens.Catorze blindados, seis deles da Marinha foram utilizados para a entrada dos policiais no local. Foram também usados cinco helicópteros, dois deles blindados. Não houve reação nem por parte dos bandidos como também por parte dos moradores em geral do Morro, afinal todos foram avisados com antecedência sobre a ocupação.

Durante a incursão pelo Morro da Mangueira foram utilizados rádios transmissores com GPSs na equipes da Polícia Militar. Graças ao equipamento o deslocamento foi acompanhado pelo comando da operação permitindo evitar que ocorrecem saques e abusos como os registrados na incursão do Complexo do Alemão.

Pela primeira vez defensores públicos acompanharam toda operação e carros da divisão de capturas (Polinter) fizeram o rastreamento de detidos por computador para identificar se há mandados de prisão contra eles. De acordo com as informações já divulgadas, algumas motos roubadas foram apreendidas e a polícia conseguiu recuperar ao todo  32 veículos, encontrou 300 trouxinhas de maconha, 35 quilos de maconha, 2504 papelotes de cocaína, oito tabletes de maconha, um tablete de crack, 1374 pedras de crack, três cheirinhos da loló, dois carregadores de pistola taurus, um rádio transmissor e uma réplica de fuzil. Foram  feitas duas prisões:huma por porte de drogas e outra prevista em  mandado.Dois menores também foram encaminhados ao DPCA. 

A bandeira do Brasil foi hasteada por  volta das 10h30. Em seguida um helicóptero do Bope sobrevoou o local e fez o "bombardeio" psicológico como já era previsto.Trata-se do uso de  lançamento de panfletos com telefones do disk-denúncia.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança do Rio, a instalação da UPP deve ser finalizada entre 30 e 60 dias; após este período, os agentes do Bope deixarão o complexo.

Fonte: R7 e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário