terça-feira, 9 de agosto de 2011

ZAGALLO 80 ANOS DE VITÓRIA - PARABÉNS VELHO LOBO.

Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos símbolos do futebol brasileiro e único jogador que levantou em quatro ocasiões o título de campeão do mundo, será imortalizado com uma estátua em homenagem aos 80 anos que completa nesta terça-feira.

O SENTIMENTO NUNCA MUDA:
Pai de quatro filhos e avô de cinco netos  em 2006, Zagallo disse a Revista Isto  que quando entrou no Estádio Olímpico de Berlim, na estréia contra a Croácia, , sentiu a mesma emoção da primeira vez que vestiu a camisa da Seleção, em 4 de maio de 1958, na vitória por 5 a 1 contra o Paraguai. “Copa é Copa. Quando começa a tocar o Hino Brasileiro, você ali, sabendo que tem 180 milhões de brasileiros na expectativa... O sentimento é o mesmo, você está defendendo o verde-amarelo, não tem época”, afirmou.
Em reconhecimento à vitoriosa carreira do Velho Lobo, o Botafogo inaugurará uma estátua em homenagem ao aniversário de seu ex-zagueiro, que será erguida no Estádio Olímpico João Havelange, ao lado das de outras lendas na história do clube como Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho.
"É uma grande satisfação. Tenho um busto em Maceió, onde nasci, outro em Caxias e um também no Maracanã. Mesmo assim, essa nova estátua me pegou de surpresa", declarou Zagallo.
Se a emoção é a mesma para ele, para Alcina a preocupação sempre foi  diferente. “Ele já encarou sete horas numa mesa de operação, ficou internado 39 dias, meu filho!”...disse a esposa, sobre o tumor benigno no aparelho digestivo que Zagallo venceu no ano de 2005. “Eu tinha fé que tudo iria dar certo. Para não arriscar, fez uma promessa para Santo Antônio, de quem é devoto: ir treze vezes à igreja do santo, caso se recuperasse. Ele fez as 13 visitas, e deu tudo certo. Depois de retirar toda a vesícula, parte do pâncreas, do estômago e do intestino,não há como não considerar o coordenador-técnico um eterno vencedor.
PÉ QUENTE: Mesmo sem um cargo no futebol, Zagallo não muda seu jeito ao completar 80 anos nesta terça-feira (9). Homenageado pelo Botafogo no final de semana ao dar o pontapé inicial do clássico contra o Vasco, o Velho Lobo demonstrou a alegria de sempre e a satisfação por ser "pé quente" - o Glorioso ganhou o jogo por 4 a 0. Trata-se de uma figura admirada e respeitada por todos.

O CAMPEÃO MUNDIAL FÉLIX
"Devo muito a ele. Em 1969, eu tinha sido cortado da seleção pelo João Saldanha (técnico), mas o Zagallo assumiu o cargo e me trouxe de volta porque tinha confiança em mim", desabafa o ex-goleiro Félix, campeão mundial de 1970 sob o comando do Velho Lobo.

4 TÍTULOS MUNDIAIS:
Autêntico, Zagallo nunca teve vergonha de seguir as suas convicções - dentro do gramado ou se apegar à famosa superstição do número 13. Ainda assim, a sua competência é provada com as sete participações em Copas do Mundo, com quatro títulos - dois como atleta (1958 e 1962), um como técnico (1970) e finalmente um como coordenador (1994).

VITORIOSO: Atuando como ponta-esquerda, conquistou títulos de campeão carioca e foi convocado para a seleção brasileira, que disputaria a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Como jogador foi tricampeão pelo Flamengo, bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira. No Botafogo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Seus títulos cariocas o levaram a seleção brasileira de futebol. Com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta esquerda que recuava para ajudar no meio-de-campo. Nessa Copa e na seguinte (1962) deixou na reserva Pepe, grande astro do Santos e companheiro de Pelé.

SORTUDO: Não se pode esquecer da sorte – o segredo de
tanto sucesso na carreira de Zagallo: não teve ninguém que desviou seu foco do trabalho. Como jogador, ele esteve em 1958, na Suécia – marcou o quarto gol da decisão, vencida por 5 a 2 contra os donos da casa –, e em 1962, no Chile. Como treinador, foi ao México, em 1970, quando comandou aquele que é considerado o melhor time de todos os tempos. Em 1994, nos Estados Unidos, exerceu a função de coordenador-técnico.


NEYMAR
 Zagallo atualmente acredita que o futebol de Neymar só estará amadurecido daqui a três anos e  volta a afirmar afirma que esse clima de cobrança não é bom para o jogador. Afirma que ter cautela é  prudente, e sabe que o jogador tem futebol bonito mas se deve ter cautela em defini-lo como promessa.Depois do penta  Zagallo  afimou que é obvio que ninguém queria que o Brasil fosse  hexa, essa sempre será  a realidade, já afirmava Zagallo. 

De:Isabela M.dos Guimarães Peixoto
Fonte:G1/ Revista Isto É/ portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário