domingo, 1 de maio de 2011

17 ANOS SEM AIRTON SENNA - UM PILOTO DIFERENTE DE TODOS.



Fonte:M+

Neste domingo completa 17 anos da morte de Ayrton Senna e o cmais+ regata uma edição do programa Roda Viva da TV Cultura, onde o piloto de Fórmula 1 fala sobre sua vida e desafios na carreira. No dia 1° de maio de 1994, um acidente fatal durante o Grande Prêmio de San Marino, no Circuito de Ímola, na Itália, parou de vez o piloto, fazendo os brasileiros se despedirem.


O seu grande mentor foi o piloto canadense Gilles Villeneuve. Senna foi considerado o melhor piloto da história e era apaixonada por corridas. Ayrton começou cedo. Seus primeiros quilômetros foram rodados e treinados nos karts. Dedicava-se inteiramente ao automobilismo, tanto que chegou ao posto de tricampeão de Fórmula 1. Sua motivação era a sua própria vontade de vencer. “Não existe nada mais, assim... que me dê mais motivação do que isso. Então eu acho que o amor que eu tenho pela minha atividade é o que me mantém e é a maior força que eu tenho”, declarou Senna durante o Roda Viva.


Além do preparo físico, um dos segredos de sucesso de Senna nas corridas era a prática do exercício mental. Após os treinos, o piloto visualizava mentalmente a corrida, como uma forma de condicionamento psicológico para fazer o percurso — exercício também praticado pelo jogador de basquete Michael Jordan.


Mesmo com seu esforço para ser o melhor, o piloto também creditava suas conquistas às pessoas que trabalhavam com ele. “A motivação é de saber que eu vou ter uma equipe, com 200, 300 pessoas trabalhando. Eles estão lá acreditando em mim, que eu vou estar lá na hora do "vamos ver" e que eu vou corresponder a expectativa deles”, dizia.


Segundo Senna, para ser um campeão de Fórmula 1 é preciso ter calma, saber se controlar e ter uma bom equipe de apoio. “Antes de tudo, você precisa ter muita calma, tranquilidade e assessoria. Precisa de gente que realmente está na retaguarda, te dando as dicas, te ensinando e procurando minimizar as mancadas, né? Acho que a regra principal é saber se segurar, e é um grande problema, porque um jovem tem um ímpeto, tem a vontade de fazer tudo correndo. Eu sou muito assim por dentro, mas errando eu fui aprendendo e estou aprendendo ainda, que de vez em quando, tem que dar uma freada. Engatar uma reduzida, diminuir um pouco o ritmo, porque você acaba perdendo muito mais do que ganhando com muito ímpeto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário