segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O GRANDE CARNAVALESCO- SEPULTADO CORPO DE JOÃOZINHO 30

Um rei nunca perderá a majestade e toda espontaneidade do Carnavalesco, por isso o corpo do carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos, foi  sepultado nesta segunda-feira, no Cemitério do Gavião, em São Luís, no Maranhão. Ele foi velado desde de sábado dia em que faleceu às 9:30(17). O velório começou pela tarde no Museu Histórico e Artístico da cidade. Hoje por volta das 8h, foi realizada uma missa de despedida do carnavalesco, e em seguida, saiu um cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros.
Ingresso no Carnaval Carioca nos idos anos 60, e se tornou Carnavalesco após saída de Fernando Pamplona. Teve em seus 30 enredos mostrando toda verdade do recrudescimento do contraste social, mostrando o lixo e o Luxo em suas obras, como gostava de dizer: -‘O Rico que gosta de ver miséria mas o pobre gosta de Luxo!’ Joãozinho 30 que passou por diversas escolas começando pelas escolas Acadêmicos do Salgueiro por onde passou começando em 1973 com o 3º lugar sendo Campeão por mais duas vezes em 1974 e 1975, passou também pela escola Unidos  do Viradouro entre muitas outras grandes escolas, mas se destacou mesmo pela escola em que foi Campeão por 5 vezes em sua vida, a grandiosa Beija Flor de Nilópolis. Lá se deu o toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos, entre eles os de 1986 com "O mundo é uma bola" e o de 1989 com "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia" gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo. Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca, Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo. Teve passagem marcante na Grande Rio com o 3ºlugar inédito para a escola em 2003.
Deixou um vasto legado também para as demais concorrentes que sempre admiraram seu talento efetivamente inovador. Atuou pela última vez em 2005.
Em 11 de Julho de 2006, após sofrer dois AVCs (acidente vascular cerebral), foi internado no Rio de Janeiro e, vinte dias depois, transferido para oHospital Sarah Kubitschek em Brasília de onde teve alta em 19 de Julho.
Em 2006 se transferiu definitivamente para o Distrito Federal onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília e em 2010, concoorreu a deputado distrital, mas não consegui se eleger.
Morreu no dia 17 de Dezembro de 2011 devido a insuficiência respiratória e renal em São Luís, Maranhão. Centenas de pessoas, entre políticos, amigos e admiradores, passaram pelo velório. No domingo, a governadora Roseana Sarney compareceu ao velório, e prestou sua homenagem ao carnavalesco, acompanhada de Neguinho da Beija-Flor e outros integrantes da escola. Diversas coroas de flores foram enviadas ao museu para homenagear o carnavalesco, muitas delas, por autoridades, como a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Senado, José Sarney, segundo informações do site G1.

Fonte: G1/ Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário