terça-feira, 2 de outubro de 2012

TV GLOBO EXIBIU NESTA TERÇA FEIRA O PROGRAMA: -" ENCONTRO COM FÁTIMA BERNADES" A QUAL PARTICIPOU O ANJO DA NEUROCIÊNCIA DOUTORA LUCIA WILLADINO BRAGA.

Lucia Wiladino Braga recebeu depoimentos emocionados de Herbert Vianna do grupo: Os Paralamas do Sucesso e Isabel Filardis no programa matinal “Encontro com Fátima Bernardes” da REDE GLOBO DE TELEVISÃO que foi ao ar  hoje dia 02/10/2012 .
  ANJO DA NEUROCIÊNCIA
Conforme citada em matéria no site Silvestre Orgulho em Outubro de 2004 à Dra. Lúcia W. Braga é uma brasileira além de seu tempo. O nome da cientista e neuropsicóloga Lúcia Willadino Braga vai crescendo largamente. Fato, esta grande profissional vai crescendo na história, não só do Brasil, mas da Humanidade. Gaúcha de Porto Alegre, que está em Brasília desde os anos 60, é uma revolucionária mundial da neurociência.

A notória Neuropsicóloga Lúcia Willadino Braga ainda era estudante de Medicina quando entrou como estagiária no SARAH pela primeira vez, sem perder o jeito de menina se transformou em uma das mais respeitadas Neurociêntístas do Mundo, ela comanda as 9 unidades da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, a mais importante rede hospitalar pública da América Latina que trata do aparelho locomotor. Além disso, mantém atendimento aos pacientes e  luta inexoravelmente em busca de desvendar os mistérios do cérebro, das possíveis curas e do conhecimento. Seu desafio de vida é levar mais qualidade de vida e conforto aos pacientes. Em 2006 Lucia W, Braga recebeu o Prêmio Verde das Américas-2006, no Senado Federal. Autoridades espanholas e portuguesas depois de ouvirem palestras da Dra. Lúcia, de lerem seus livros e trabalhos incluíndo  Aplicada Neuropsicologia, Neurorehabilitation Desenvolvimento / Reabilitação Pediátrica, Jornal da Sociedade Internacional de Neuropsicologia, Deficiência e Reabilitação: Tecnologia Assistiva, e no Jornal de Medicina de Reabilitação Pediátrica bem como artigos em revistas vários pares, e, recentemente, co-editado e contribuiu para o livro A criança com lesão cerebral traumática ou paralisia cerebral: uma sensível ao contexto, Abordagem baseada na família de Desenvolvimento, por tudo isso demonstraram  interesse não somente em importar-la como Doutora assim como os métodos e trabalhos do próprio Sarah.
Ratificando a homenagem, concordamos que o mundo da ciência se encantou com Lúcia W. Braga, dando-lhe o título de doutora Honoris Causa da Universidade de Reims Champagne Ardenne – uma das mais importantes da França e nomeada na  Ordem Nacional do Mérito pelo presidente da República do Brasil em 2000, sendo ela realmente a verdadeira proteção angelical que paira sobre uma equipe de 4.215 profissionais que cuida de mais de 15 mil pacientes por ano. Sua pesquisa, que mostra as diferenças no funcionamento dos cérebros de pessoas letradas e não letradas, foi reconhecida como a mais importante descoberta apresentada no Congresso da Sociedade Internacional de Lesão Cerebral, na Suécia. Foi pelo nome de Lúcia Braga que a família do cantor Herbert chegou ao Sarah, e se encantou com o hospital, “pois conseguimos a reabilitação do Herbert e ficamos orgulhosos em descobrir que o Brasil tinha um hospital público neste nível de excelência”, escreveu o irmão Hermano Viana.
O governo dinamarquês deseja de toda maneira levar Lúcia para Copenhague, a fim de implantar lá um hospital nos moldes do Sarah, com seu padrão de eficiência, até usando o mesmo nome daqui.
TALENTO: Muita dedicação, determinismo e acima de tudo amor e simplicidade, são sinônimos desta incrível “Lúcinha”, como gosta de ser chamada. Uma verdadeira paixão pelo que se faz não a resumiria. A Rede Sarah montou uma equipe de vanguarda que consegue o que parece impossível, por exemplo: que o cérebro humano seja capaz de readquirir funções perdidas; que seus médicos pesquisem não para responder os mistérios da ciência, mas para encontrar soluções individuais concretas, ou seja, para cada paciente, no dia-a-dia de cada consultório; e, mais importante, repete sempre doutora Lúcia: “Que o ser humano seja mais importante que sua lesão e que, como médicos, encontremos os caminhos para que o doente retome sempre uma vida normal”.
DO PROJETO SARAH: O projeto quinta Dimensão foi desenvolvido originalmente pelo laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia e, apartir de uma cooperação internacional com o Dr. Michael Cole foi adaptado pela Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação como programa de Reabilitação como programa de reabilitação neuropsicológica para crianças e adolescentes com lesão cerebral: 5D – DIMENSÃO METACOGNITIVA. No programa, estudantes universitários, interagem com crianças com lesão cerebral, quadrinhos, jogos de tabuleiro, entre outros. O programa envolve a participação de grupos de crianças e famílias, estudantes de graduação e equipe interdisciplinar de reabilitação, possibilitando a todos diferentes níveis de aprendizagem colaboratista.
GRATIDÃO/ HERBERT VIANNA, ISABEL FILARDIS E ENTRE MUITOS OUTROS PACIENTES: O músico Herbert Viana, que ficou paraplégico após acidente em 2001, que já esteve presente no evento de 2006 no STF para prestigiar a Honrosa Dra. Lucia, deu seu depoimento a definindo como Luz, uma alusão ao empenho, a dedicação e estudo contra os problemas da obscura lesão ou doença deste ramo da Medicina. AssIm Hebert, Isabel Filardes entre outros não menos emocionados deram seus respectivos  relatos, de artistas a pacientes no programa da Fátima Bernardes exibido pela manhã neste dia 02 de Outubro. 

Fontes: do Programa “Encontro Com Fátima Bernardes” TV Globo e do Site: silvestre@gorgulho.com   

3 comentários:

  1. Ela não é médica. Nunca estudou medicina. É formada em música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou-lhe pesquisar gentil Eduardo Ribeiro. Acrescento o currículum dela e locais de pesquisa como: Lúcia Willadino Braga. Neurocientista (Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - 1994; Pós-doutorado pelo Hôpital la Pitié-Salpêtrière - Paris, França, 1997).
      Lúcia Willadino Braga | Escavador
      https://www.escavador.com/sobre/5685582/lucia-willadino-braga
      Livros: Método SARAH: reabilitação baseada na família e no contexto da criança com lesão cerebral.

      Excluir
  2. Adorei conhecer mais um pouco à respeito desta excelente neurocientista.Tive a oportunidade de conhecer e conviver com este fenônemo mundial : Lúcia Willadino Braga , na Rede Sarah ,onde fiquei durante 03 meses, com minha filha que teve um AVC hemorrágico!
    Ficava encantada com a integração e o amor entre pacientes , médicos e funcionários !E mais ainda , com a preocupação da Rede Sarah em levar seus pacientes, ao entretenimento e cultura .Muitas vezes tivemos a alegria de ir e ver a apresentação de um cantor famoso ,como Oswaldo Montenegro ou ver um espetáculo maravilhoso como : Quebra Nozes-Ballet

    Agora fico à par da Rede Sarah inaugurar um teatro no Hospital .Esta preocupação de trazer cultura , entretenimento aos pacientes é maravilhoso !
    Na época que eu e minha filha estivemos lá , a Rede Sarah recebeu uma comitiva do governo da Dinamarca para conhecer e implantar lá, um hospital ,nos mesmos moldes do Sarah de reabilitação!

    Que Deus ilumina cada vez mais esta excelente e simpática neuro cientista , Lúcinha ,como gosta de ser chamada!

    O Brasil deve render Graças ,aos pés desta grandiosa neurocientista da Rede Sarah que faz tanto bem, aos deficientes e sua famílias!
    Nancy Gonçalves Dias

    ResponderExcluir